segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"60 Anos de Riscos e Risos", nos 60 Anos do Sindicatos dos Jornalistas MG, em 2005

Edra, Duke, Mayrink e Rico.

Edra, Paulo Barbosa e Nilson.
Charges e cartuns festejam 60 anos do 
Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) está comemorando 60 anos de atividades e para marcar a data foi organizada uma exposição que reúne trabalhos de cartunistas, chargistas e ilustradores mineiros. 
Batizada "60 Anos de Riscos e Risos", a mostra reúne 60 trabalhos já publicados em diversos veículos da imprensa do Estado mais um painel com cartuns inéditos alusivos ao jornalismo ou aos 60 anos do Sindicato. 
Duke, um dos organizadores e participantes da exposição, conta que há representantes da velha e da nova geração do cartum mineiro. Chico Marinho, Mário Vale, Lor, Nilson, Mayrink, Melado, Quinho, Son Salvador, Cau Gomez, Ricardo Sá e Lute " também responsável pela mostra " são alguns dos nomes convidados. "Tivemos a preocupação de chamar, também, cartunistas do interior do Estado. Muitos deles são premiados e não são conhecidos em Belo Horizonte", ressalta Duke. 
Além da exposição propriamente dita, haverá hoje duas palestras: uma com Lor e Nilson, que vão falar sobre como era fazer cartuns e charges no período da ditadura militar, e outra com Duke e Lute, que falam sobre o ofício nos dias de hoje. 
A ocasião servirá, ainda, para o lançamento, em Belo Horizonte, do livro "Uma "Doze" de Humor Mineiro", organizado pelo cartunista Edra, de Caratinga. 
O evento se completa com show de Anísio Drummond e Márcio Costa. 

A exposição "60 Anos de Riscos e Risos", foi realizada no Espaço Cultural da Casa do Jornalista de 30 de novembro de 2005 até janeiro de 2006.

Fonte: O Tempo / Magazine
Daniel Barbosa
Publicado em 30/11/05 - 22h55

Nota do blog: Também participaram da mostra: Alexandre Coelho, Alves, Edson Jr, Genin, Guz, João Marcos, Leite, Melado, Paulo Barbosa, Rico e Lélis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário